MOSAIC_ARTE

MOSAIC_ARTE

07 de janeiro de 2019

Contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas em 2018 com a proposta de realizar uma releitura em mosaico e pintura da obra “Boiada passando por Rio Preto”, do artista naïf José Antônio da Silva, em co-autoria com a população de São José do Rio Preto. Para isso, foram ministradas cinco oficinas em diferentes regiões da cidade: Museu de Arte Primitivista “José Antônio da Silva” (M.A.P.), CEU das Artes Aristides dos Santos, Centro Social Parque Estoril, Centro Cultural Vasco, e Centro Cultural Axé Cavalari.

Foram 12 horas de oficina em cada local, totalizando 60 horas de aulas teóricas e práticas, abordando a introdução da arte do mosaico, e pintura, assim como possibilidades de aplicação e união das técnicas artísticas propostas. As inscrições foram realizadas por meio de uma plataforma on-line, para os locais que não dispunham de acesso a internet, foram realizadas inscrições físicas, resultando um total de 70 participantes.

Para a produção do quadro, cujo foi separado em cinco partes com as medidas de 1,50 metros de altura por 50 centímetros de comprimento, formando uma obra de 2,50 metros de comprimento por 1,50 de altura. Cada parte foi confeccionada em uma oficina, enfatizando o caráter de criação coletiva entre os oficineiros e a população rio-pretense.

Além da releitura do quadro do “Silva” (como é popularmente chamando o artista primitivista José Antônio da Silva), foi realizado com caráter introdutório para a fusão das técnicas de mosaico e pintura, cinco quadros menores de aproximadamente 60 centímetros de altura por 40 centímetros de comprimento, que foram doados para os espaços que sediaram as oficinas. 

A oficina que ocorreu no Centro Social Parque Estoril teve como público alvo a terceira idade, totalizando a oficina de maior número de inscrições e com caráter mais livre, sendo focada a fomentar a técnica de mosaico e pintura para a terceira idade, cuja qual, houve grande aceitação por parte dos participantes, onde cada um criou uma arte em mosaico para levar consigo.

Para a oficina do Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva”, o projeto contou com a participação do diretor do museu Romildo Sant’Anna, o qual realizou uma palestra a respeito da vida e obra do artista naïf.

Para a exposição da obra, foi elaborada uma estrutura de metal onde se encaixa cada parte. A obra produzida pelo projeto MOSAIC_ARTE ficou exposta em dois locais diferentes, sendo eles: Rio Preto Shopping e Centro Cultural Vasco, pelo período de 15 dias em cada local, totalizando um mês de exposição. 

Ficha técnica
Oficineiro de mosaico: Gustavo Arão
Oficineira de pintura: Elissa Pomponio
Design gráfico: Vinicius Dall'Acqua
Produção: Gustavo Arão, Vinicius Dall'Acqua, Elissa Pomponio
Produção executiva: Ricardo Zammariam
Apoio cultural: Levare Transportes; M.A.P. - Museu de Arte Primitivista "José Antônio da Silva", Vilar Marmoraria, São Geraldo Tintas, e Inventty Tintas


_________________________________________________________________________________________________________________

contato@robo.art.br


COPYRIGHT © 2021 ROBO.ART
DESENVOLVIDO POR: 8PDEV.STUDIO